Como a saúde mental afeta a vida sexual? | Upmen

É fato que nossa mente tem uma grande influência, positiva ou negativa, sobre nossas atitudes e na maneira como o corpo se comporta. Mas você sabia que a saúde mental tem um grande peso na vida sexual?

Os principais fatores psicológicos que afetam o desejo sexual masculino são: estresse, ansiedade e depressão. A maioria dos casos de disfunções sexuais nos homens está ligada a causas orgânicas, mas muitos casos são originados por fatores psicológicos.

O estresse aumenta o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca, o que faz com que outras funções não prioritárias diminuam, como o sexo, por exemplo. Quando esse estresse se torna crônico, os níveis de cortisol ficam mais elevados e, consequentemente, a produção de testosterona, principal hormônio masculino, diminui. Ficar estressado leva ao cansaço e à desmotivação, que também podem interferir na disposição para ter uma relação sexual.

Dependendo da intensidade, a ansiedade atrapalha qualquer desempenho do ser humano. Pessoas muito ansiosas tendem a ter problemas com peso, pressão mais alta, alterações da glicemia corporal ou então, dificuldade de se concentrar e se relacionar com alguém. Uma ansiedade excessiva pode causar ejaculação precoce e perda da ereção, em virtude de uma preocupação com o desempenho.

É válido lembrar que a ansiedade pode tornar o problema crônico, pois quanto mais ansioso, mais adrenalina é liberada no corpo e, consequentemente, mais rápido o homem ejacula.

Além da ansiedade e do estresse, a depressão e o desânimo também podem afetar a saúde sexual masculina. Esses quadros podem dificultar a manifestação do desejo sexual, o que faz com que homens diagnosticados tenham problemas de relacionamento e com a própria libido.

Para problemas causados por fatores psicológicos, o diagnóstico é feito durante a consulta com o médico especialista, através de uma ampla conversa e exames indolores. A análise dos resultados, das queixas e da frequência dos eventos vai determinar o melhor tratamento a ser realizado pelo paciente, que pode ser feito de duas formas: psicoterapia e uso de antidepressivos, com o objetivo de ajudar a baixar o nível de ansiedade e aprender a controlar a resposta ejaculatória.

Nestes casos, o constrangimento é muito comum. Não se intimide se isso estiver acontecendo com você. A Clínica Upmen pode te ajudar desde o primeiro contato até o tratamento personalizado que trará bons resultados.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como este. Em caso de dúvidas ou para marcar uma consulta, entre em contato conosco através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000