Remédios contra a queda de cabelo influenciam na saúde sexual?

É fato que a perda de cabelo é algo que preocupa muitos homens. Além disso, ao procurarem tratamentos para a calvície, surge uma outra preocupação: a finasterida. Quer saber o que é essa substância e porque ela preocupa os homens? Continue a leitura!

O que é a finasterida e por que ela preocupa os homens?

A finasterida é a principal substância dos medicamentos recomendados para o tratamento de calvície, e uma das possíveis causas colaterais mais comentadas referente ao uso dessa substância é o desenvolvimento da impotência sexual.

No entanto, ainda não há uma comprovação da relação da finasterida com o surgimento da impotência sexual. No caso do tratamento de calvície, fatores psicológicos como depressão e ansiedade podem ser mais significativos na causa de uma eventual disfunção sexual do que o remédio em si.

Segundo uma publicação do Viva Bem, do Portal UOL, as chances de remédios para perda de cabelo provocarem disfunção erétil são bem pequenas. Apesar da possibilidade estar descrita na bula do medicamento, o risco é mínimo.

Ainda de acordo com a publicação, impotência sexual aparece na lista de possíveis efeitos colaterais da finasterida pois a legislação brasileira exige que todas as possíveis as consequências do uso de determinado remédio sejam informadas na bula.

Por que a finasterida poderia causar impotência sexual?

Como já foi dito, a finasterida é a principal substância dos medicamentos utilizados para o tratamento da alopecia androgenética, ou calvície masculina. Apesar de ainda não terem constatado o motivo pelo qual essa substância poderia causar disfunção sexual, existem algumas hipóteses.

Um dos possíveis motivos seria que a finasterida reduz a produção do organismo de neuroesteróides relacionados a função sexual. Dessa forma, provoca a redução da libido.

Outra hipótese é que o uso da finasterida causa uma redução do metabolismo da testosterona e, desse modo, provoca um aumento do metabolismo do estrógeno (hormônio feminino).

É válido ressaltar que a automedicação pode ser muito prejudicial a sua saúde e nunca é aconselhada. Para saber se deve usar determinado medicamento, entre em contato com um especialista.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da UpMen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939

São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000

Fontes: Viva Bem – UOL e Clínica Dr. Fabrício Ribeiro (Cirurgia Plástica e Transição Capilar)