Novembro Azul: conheça os sintomas que nenhum homem deve ignorar

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização de doenças masculinas, com foco principal na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, busca quebrar alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimular os homens a terem uma rotina que melhore a saúde e o bem-estar.

Mas você sabe o que é Câncer de Próstata e quais são os principais sintomas da doença?

O Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata trata-se do resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata, uma glândula que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra. Atualmente, é o tipo de tumor mais comum em homens acima de 50 anos, com prevalência maior em negros, grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Os fatores de risco incluem idade avançada, casos na família (hereditariedade), fatores hormonais e ambientais, sedentarismo e excesso de peso.

Um dos exames realizados para o diagnóstico da doença é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico). Se houver alguma alteração no PSA, é feita uma biópsia para confirmar se há mesmo, ou não, um tumor.

Vale lembrar que é importante fazer o acompanhamento médico regular, realizar exames complementares e se atentar a possíveis sintomas.

Principais Sintomas

O Câncer de Próstata é uma doença que, na maioria dos casos, cresce lentamente e não causa sintomas em muitos pacientes. Quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

Os sintomas do câncer de próstata que podem aparecer na fase inicial, são:

  • Aumento da necessidade de ir ao banheiro, com mais frequência à noite;
  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Dificuldade ou demora em começar a liberar a urina;
  • Interrupções involuntárias durante a micção;
  • Redução da pressão do jato de urina;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Presença de sangue na urina ou no esperma.

Outras condições clínicas, como a hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata), também podem provocar estes sintomas. Desta forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer que seja a alteração para que medidas possam ser tomadas e, se necessário, iniciado o tratamento.

Já na fase mais avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. A ausência dos sintomas não é sinônimo de saúde, por isso a importância de uma rotina de acompanhamento médico.

Os principais sintomas do estágio mais avançado da doença, são:

  • Disfunção erétil;
  • Fraqueza ou dormência nos membros inferiores;
  • Perda do apetite;
  • Perda de peso;
  • Dor nos testículos;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Dores nas pernas, nos quadris, nas costas e nos ossos;
  • Insuficiência renal;
  • Infecção generalizada.

Por isso, a realização dos exames preventivos anualmente, principalmente em homens com mais de 50 anos, é de extrema importância. Além disso, é necessário manter o médico atualizado sobre qualquer sintoma, para que assim, a causa possa ser diagnosticada e, caso seja necessário, iniciar o tratamento.

E o Tratamento?

Se o diagnóstico for feito precocemente, o tratamento tende a ser menos agressivo e oferece mais chances de cura, evitando que ele se espalhe para outros órgãos.

Existem diversas opções de tratamentos para o câncer de próstata, que variam entre cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. A escolha pelo melhor tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, bem como da idade do paciente.

Em casos de doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante são algumas das opções. Se a doença estiver em seu estágio mais avançado, radioterapia ou cirurgia, em combinação com tratamento hormonal, podem ser utilizados. Já em casos de doença metastática – quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo – o tratamento inicial é a terapia hormonal.

A Clínica Upmen apoia o Novembro Azul no combate ao câncer de próstata e tem médicos especializados que podem te ajudar, por meio de consultas periódicas, a melhorar sua qualidade de vida e evitar doenças como essa.

Previna-se! Não perca tempo, entre em contato conosco e agende sua consulta!

Fique de olho aqui no blog da UpMen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000