Muitos homens não levam a sério, mas a higiene íntima masculina requer importantes cuidados.É importante ressaltar que, além de infecções, a falta de higiene íntima masculina pode trazer problemas sérios à saúde do homem, como o aumento do risco de surgimento do câncer de pênis. Doença rara, representando apenas 2% dos tumores malignos, podendo levar à amputação do órgão e até ao óbito, caso não seja tratada rapidamente.

É bom sempre ter em mente que hábitos simples como lavar as mãos após urinar e lavar o pênis corretamente já fazem a diferença. Além disso, é importante lembrar de enxugar o pênis para que ele não fique úmido, tendo em vista que a consequência da umidade na região, é a proliferação de fungos.

Homens com fimose precisam redobrar os cuidados com a higiene, visto que possuem mais facilidade de acumular sujeira no pênis e isso pode trazer problemas, como a balanite, uma inflamação na glande ou no prepúcio. Os principais sinais e sintomas são: sensação de coceira, ardor ou até mesmo dor na glande, que fica com a superfície avermelhada e apresenta secreções. Caso se prolongue até o prepúcio, a pele nessa região também fica vermelha e dolorida.

Higiene e Relação Sexual

Uma informação muitas vezes desconhecida é referente a importância de lavar o pênis após a relação sexual. A boa higienização após a relação ajuda a remover o lubrificante do preservativo que se mistura ao sêmen.

Importante ressaltar que a falta de higiene íntima pode trazer problemas não só para o homem, mas para a parceira. Isso ocorre pois, devido à anatomia do seu órgão genital, as mulheres acabam ficando mais expostas a fungos e bactérias e, assim, a contrair doenças sexualmente transmissíveis com mais facilidade.

Dicas de Higiene Íntima

Além das orientações sobre a importância da higiene íntima para homens, também separamos algumas dicas de cuidados que você deve tomar para evitar problemas:

Higienização após urinar

A falta de uma higienização correta do pênis após urinar pode trazer problemas. Isso pode fazer com que restos de urina fiquem na glande e se espalhem na cueca podendo dar início a inflamações ou infecções por fungo no local.
O certo é higienizar o pênis com papel higiênico ou, se possível, lavando-o imediatamente, sendo uma das formas de evitar o mau cheiro no local.

Lave bem no banho

A limpeza do pênis necessita de um cuidado especial também com a parte interna. Portanto, ao realizar a higienização, deve-se puxar o prepúcio, que recobre a glande, e passar água com espuma e sabonete sobre a superfície da mucosa, até que toda a gordura acumulada se solte. Por fim, passar água e sabonete por toda a região, enxaguando e esfregando bem para uma limpeza perfeita.

Lave após a relação sexual

Isso evita que resíduos de sêmen e de lubrificante do preservativo se acumulem na pele, reduzindo as chances de proliferação de fungos, como a candidíase. Mesmo que não haja o uso de camisinhas na relação, a higiene imediata contribui para a remoção do muco da lubrificação natural da mulher, uma substância rica em elementos capazes de servir como meio de cultura para bactérias.
Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da UpMen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínicaatravés dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 3251-2597 ou WhatsApp (11) 99564-4142