Se você já sentiu ou sente dor ao ejacular é hora de acender o sinal de alerta! Isso não é normal e pode indicar que algo está errado.

A ejaculação está relacionada a sensações de prazer e satisfação. Porém, em alguns momentos, essa experiência pode se tornar dolorosa para o homem, o que pode significar que existe algum problema de saúde que afeta órgãos do sistema reprodutor masculino.

A ejaculação dolorosa pode indicar uma inflamação ou infecção da próstata, vesícula seminal ou na uretra, tendo como principal sintoma uma queimação ou ardência no momento da ejaculação que pode se dar no abdômen inferior, na região perineal ou pênis.

A dor ao ejacular também pode estar associada ao desconforto testicular. A intensidade da dor varia de um paciente para o outro e pode persistir após a ejaculação e, por isso, é preciso procurar um especialista!

Condições que originam dores ao ejacular

A ejaculação nada mais é que o descarregamento do sêmen com espermatozoides após estímulos sexuais. Quadros relacionados a problemas que envolvam a ejaculação são mais comuns do que se imagina. Quando a ejaculação passa a gerar incômodos e dores, dá-se o nome de odinorgasmia.

Casos de odinorgasmia podem variar de um leve desconforto a uma dor intensa logo após a ejaculação, podendo ter um impacto negativo na qualidade da vida sexual do homem.

A dor que acompanha a ejaculação pode envolver o pênis, áreas perineal, perianal e o escroto. Esses casos não devem ser ignorados pelo homem, e devem ser avaliados junto de um especialista!

Quais são as possíveis causas da dor ao ejacular

Algumas das causas mais comuns são:

  • Prostatite (Alteração inflamatória e/ou infecciosa da próstata);
  • Cistos e Pedras;
  • Cirurgias;
  • Uso de medicamentos antidepressivos;
  • Câncer de próstata;
  • Tricomoníase;
  • Problemas psicológicos;
  • Tratamentos com radioterapia.

Diagnóstico e possíveis tratamentos

Para o diagnóstico, o médico especialista deverá realizar exames físicos e solicitar testes laboratoriais e, assim, propor o melhor tratamento.

Os tratamentos variam de acordo com a causa da dor. Se for caso de infecção, por exemplo, o uso de antibióticos pode ajudar a controlar o incômodo ao ejacular. Agora, se a dor é causada pelo entupimento dos ductos por cistos ou cálculos, o melhor tratamento pode ser por intervenção cirúrgica.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de dor ao ejacular, falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen irá te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como esse e tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa Clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939

São Paulo: (11) 5039-9970 ou WhatsApp (11) 91121-4000