Café pode reduzir o risco de impotência sexual?

Você sabia que doses diárias de café podem reduzir o risco de impotência sexual?

Além de dar uma energia a mais para o seu dia a dia, o cafezinho também pode ajudar o casal a ter mais disposição para sua relação. Nesse texto, explicamos por quê. Confira!

O que é impotência sexual?

É a dificuldade em ter ou manter uma ereção, que pode ocorrer por fatores físicos e psicológicos.  Ela pode causar estresse, tensão no relacionamento e baixa autoconfiança.

Quando o problema é físico, não há fluxo sanguíneo suficiente para o pênis ou o sangue não se mantém nele tempo suficiente para que ele fique rígido durante a relação sexual. Já fatores psicológicos como insegurança, ansiedade e estresse também podem comprometer o desempenho e até gerar desinteresse pelo sexo.

Outras causas para a impotência sexual podem ser de origem orgânica, como doenças, cirurgias, tabagismo, depressão, abuso de álcool, uso de medicamentos, problemas hormonais e excesso de peso (obesidade). Na maioria dos casos, os homens com disfunção erétil apresentam as duas componentes do problema (psicológica e orgânica).

Como o café ajuda a reduzir a probabilidade de impotência sexual

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em 2015, que foi publicada no periódico científico “Plos One”, os homens que tomam ao menos duas xícaras de café por dia têm menor probabilidade de sofrer de impotência sexual.

Os cientistas da Universidade Health Science Center em Houston (UTHealth), liderados pelo Dr. David Lopez, usaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição americana, um programa de estudos que avaliam o estado de saúde e nutricional dos americanos para investigar a ação que a cafeína tem contra a impotência sexual.

O estudo contou com cerca de 3.700 homens com idades acima de 20 anos, sendo que 41% tinham sobrepeso, 31% eram obesos, 51% tinham hipertensão arterial e 12% eram diabéticos. Os voluntários responderam questionários sobre o consumo de cafeína nas 24 horas anteriores. As fontes de cafeína avaliadas incluíram café, refrigerante, bebidas energéticas e chá.

Após a análise dos dados, os estudiosos constataram que os homens que consumiram de 85 a 170mg de cafeína por dia apresentavam uma probabilidade 42% menor de ter uma disfunção erétil. Já aqueles que consumiram de 170 a 303mg, esse número não passava de 39%. Com isso, observaram que os níveis de cafeína consumida entre os homens com risco reduzido de impotência equivalem a beber de duas a três xícaras de café por dia.

Segundo os pesquisadores, a cafeína possui um efeito relaxante aos músculos e artérias, permitindo o fluxo sanguíneo mais livre, facilitando a ereção, sendo esse o principal benefício dessa substância para a saúde sexual.

Não se intimide se estiver enfrentando alguns eventos de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.

Fique de olho aqui no blog da Upmen para mais artigos como este e tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa Clínica através dos telefones:

Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000