Atualmente, cada vez mais os homens procuram profissionais dedicados à Andrologia, buscando recuperar sua performance e melhorar sua autoestima. Um tabu que a cada dia vem sendo quebrado por muitos homens. Essa especialidade é constantemente confundida com a Urologia. A Upmen te explica a diferença!
O profissional com especialização em Andrologia cuida dos problemas relacionados à saúde sexual masculina, como a disfunção erétil, a ejaculação precoce, os transtornos da libido e orgasmo, disfunções anatômicas e funcionais do aparelho urogenital masculino.
Já o urologista é especializado em tratamento do sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Porém, em certos casos, pode desempenhar uma função parecida com a de um profissional de andrologia, tendo em vista que a saúde do trato urinário pode influenciar a saúde sexual. Dessa forma, as especialidades se complementam.
A prevenção é o melhor remédio e, portanto, consultas periódicas com especialistas em andrologia são de suma importância para o diagnóstico, tratamento e prevenção dos principais transtornos da sexualidade masculina.
Uma considerável parcela da população masculina precisa de tratamento qualificado para melhorar sua vida sexual, e aí entra a importância de um profissional especializado em andrologia, que trata de problemas como:
Disfunções sexuais:
Os principais problemas tratados por um médico andrologista incluem a disfunção erétil, ejaculação precoce, ejaculação retardada e falta de libido.
Infertilidade:
A dificuldade para engravidar pode estar relacionada ao homem e não a mulher. Portanto, é de suma importância que o homem também procure um especialista, que seria o andrologista, para detectar algum problema de fertilidade e, caso seja possível, tratá-lo.
Doenças da próstata:
É um problema muito comum em homens na melhor idade, que podem apresentar problemas para urinar. Existem opções de tratamento por meio de medicamentos e de cirurgia.
Doenças genitais:
O médico especializado em andrologia ajuda no tratamento e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), infecções e inflamações na área genital masculina, além de tumores exclusivos em homens.
Deficiência androgênica:
Trata-se de uma queda nos níveis de testosterona e de outros hormônios masculinos, o que pode causar pouca energia, fadiga, irritabilidade e desejo sexual reduzido.
Preservação da fertilidade:
O especialista em andrologia pode orientar homens que estejam com a fertilidade ameaçada, seja qual for o motivo. Além disso, o andrologista pode realizar também o procedimento de vasectomia e reversão da vasectomia.
Infelizmente, aproximadamente 50% dos pacientes não visitam regularmente um andrologista. Não se intimide se estiver enfrentando problemas de disfunção erétil. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. A Clínica Upmen pode te ajudar através de um atendimento personalizado e com sigilo total.
Fique de olho aqui no blog da UpMen para mais artigos como este e, não se esqueça, tire todas as suas dúvidas sobre o atendimento da nossa clínica através dos telefones:
Campinas: (19) 3217-9991 ou WhatsApp (19) 99800-5939
São Paulo: (11) 4293-0450 ou WhatsApp (11) 91121-4000